Como escolher o Terno Perfeito: Dicas para seu tipo de corpo|Rafa Lima

E aí, pessoal?

Eu confesso que o tema dessa semana é algo que eu gosto bastante, principalmente por fazer parte real do meu dia a dia. Quem nunca usou um terno na vida que atire a primeira pedra!

Sabemos que o terno é um item que todo homem deve ter guardado em seu guarda roupa, pois em algum momento da vida haverá a necessidade de usá-lo.

homens de terno

Por mais que você venha me dizer: “Rafa eu só uso bermuda, ou eu só uso calça jeans; eu nunca que vou usar um terno na minha vida.” Pode parando por aí neste exato momento, pois eu te garanto com todas as letras que em algum momento da vida você vai sim usar o terno e você irá me agradecer neste momento, porque hoje eu vim trazer aquelas dicas amigas de como escolher o terno certo para o seu tipo de corpo.

Como eu disse aí em cima, terno é um item que todo homem tem que ter no armário e pra começar eu recomendo que você escolha entre umas das cores básicas e que podem ser usadas em qualquer ocasião que são: Azul marinho (que ao contrário do que todo mundo imagina, pois todos apostam no preto, o azul marinho é a cor mais tradicional e a mais versátil quando se trata de ternos, pois ele pode ser usado em diversas situações como, por exemplo: desde um dia de trabalho a uma ida a um bar, ou de uma reunião para um casamento; além de que a versatilidade do azul casa com os tons pretos e marrons para acessórios como sapatos e cintos, dependendo única e exclusivamente de você); outra opção de cor é sim o preto, que muitos gostam por causa da sobriedade da cor; e não podemos esquecer é claro do cinza, seja ele em tom escuro ou grafite. Qualquer uma dessas cores que vocês escolherem, sem duvida vocês terão feito uma excelente escolha.

Além da cor devemos levar em consideração também a modelagem do terno. Hoje em dia, temos duas modelagens muito usadas: a tradicional que é aquela folgada no corpo e, por isso, mais confortável. Porém por favor, meus amigos, não vamos confundir folgada com sobras; as medidas devem estar perfeitas e adequada à silhueta. No terno tradicional, as curvas do corpo nunca são evidenciadas e as calças são mais folgadas, sendo considerada ideal para aqueles que estão acima do peso; e temos também a modelagem slim, que é a mais moderna e um resgate ao terno dos anos 1960, usado pelos jovens. A escolha para quem quer um terno atual.

caimentos ternos

Engana-se quem acredita que a modelagem slim é exclusiva para aqueles que possuem o corpo magro ou em forma. Gordinhos do meu Brasil, podem ficar felizes porque nós também podemos usar essa modelagem. Porém para isso devemos seguir esta pequena regra: não deixar o paletó, a calça ou o colete marcarem nossos corpos, pois o traje precisa ser confortável para deixar os movimentos livres. Então experimentem bem na hora de comprar.

PLUS SIZE SLIM

Com a cor e modelagem definidas agora é a hora de escolher tecido, acabamento, botões, entre outros; porém para cada tipo de corpo existem algumas dicas que ajudam para que o terno tenha um melhor caimento e fique perfeito ao corpo, então vamos lá a essas dicas mágicas:

Homens Altos e/ou Homens Magros:

magro terno

  • Escolha tecidos mais pesados como, por exemplo, algodão ou até mesmo lã ou veludo, pois estes tipos de tecido adicionam peso à silhueta e dão uma melhor proporção, visto que o traje costuma dar uma fragilizada na aparência do homem alto e magro.
  • Dê preferência às cores claras, pois elas acabam por dar um pouco mais de volume para quem opta pelas mesmas; O cáqui, o azul claro e o cinza são bons exemplos de cores a serem investidas.
  • Evite as listras verticais, pois as mesmas possuem a função de alongar a silhueta; assim como não opte por cores escuras, pois as mesmas tem a função de diminuir visualmente o volume do corpo.
  • Opte por um paletó com três botões, de preferência, pois eles possuem a proporção ideal para sua altura; Em relação à calça, garanta que a distância entre o cós e a cintura seja normal. Isso equilibra sua estatura e não alonga nem encurta sua silhueta como um todo.
  • As Calças podem dar uma impressão de altura maior do que a natural. Para evitar isso, garanta que a distância entre o meio das pernas e a cintura seja maior, não sendo encurtada, mas também não sendo muito longa.

 

Homens Gordinhos e Homens Plus Size:

 

 

  • Opte por tecidos leves como seda e microfibra que são ótimas opções por não adicionaram volume ao corpo.
  • Cores escuras emagrecem. Ternos azul-escuro e preto criam o efeito de um corpo mais fino, pode-se optar também pelo cinza em tom escuro.
  • Para investir ainda mais em uma aparência mais “slim”, escolha listras verticais, pois as mesmas alongam a silhueta, além de adicionarem estilo ao visual, que não fica tão pesado.
  • Escolha o paletó de dois botões, pois estes foram feitos para funcionar em qualquer tipo de corpo, já que ele não cria efeito de desproporcionalidade ao corpo e ainda ficarão confortáveis no seu visual.
  • Para evitar o desgaste de tecido e desconforto, opte por calças um pouco mais largas e que permitiam que você possua uma movimentação livre. Apesar de serem mais confortável em uma posição mais baixa, as calças devem ficar próximas à cintura.

Homens Baixos:

  • Neste caso em específico o tipo de tecido não influencia em nada na escolha; aqui devemos ter uma preocupação maior com a escolha da cor do traje; uma boa opção neste caso é o preto que ajuda a causar uma sensação de uma altura maior na silhueta masculina.
  • Podemos usar e abusar das listras verticais, aquelas já citadas antes, que possuem a função de alongar a silhueta, porém fujam das listras horizontais, pois estas causam a impressão de diminuição da silhueta.
  • Opte por ternos de dois botões, pois eles criam uma abertura em formato de V ao longo do tórax que causa a impressão de uma parte superior do corpo maior.
  • Em ocasiões especiais, como festas, o melhor é investir em um modelo de terno monocromático e investir em uma cor de gravata mais forte e chamativa.
  • Evitem usar barras italianas (aquelas que parecem dobradas) nas calças, pois encurtam as pernas. Calças com pregas também não favorecem a altura e não devem ser usadas.
  • Acessórios monocromáticos como cintos e sapatos ajudam a alongar as pernas.homem baixo terno correto

Além dessas dicas para cada tipo de corpo, devemos sempre prestar bastante atenção no caimento do traje no nosso corpo. Então fique atento ao comprimento de cada peça para assim ajudar a escolher o terno ideal e é claro sem esquecer de que são as dimensões das peças que devem se adequar ao seu corpo e não ao contrário. Avalie se a costura dos ombros do paletó está alinhada ao seu ombro, pois será a medida perfeita para o seu corpo (caso a mesma esteja para trás ou sobrando isso significa que o paletó está apertado ou muito largo respectivamente). Verifique também se o paletó cobre seu quadril sem chegar à altura das suas coxas, isso significa que seu comprimento está ideal, já as mangas devem ficar na altura do osso do seu pulso. Assim você consegue ter o paletó perfeito para o seu corpo.

 

 

Bom, meu povo, eu vou ficando por aqui. Espero que as dicas tenham ajudado vocês e quero que vocês me contem como foi a caça ao terno perfeito.

Boa sexta feira para vocês e até a próxima.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s