Barba – Com ou sem?

Houve um tempo em que homens de barba não eram tão bem vistos como hoje. Assim como tudo na moda, as coisas passam a ser aceitas ou não. Pochetes, ombreiras… barbas. Hoje um forte símbolo sexual masculino, ter uma barba bem feita e cuidada chama atenção e atrai olhares, independente de ambientes ou vestimentas.

barba2

Minha vó, inclusive, até muito recentemente ainda me via vestido socialmente para alguma reunião ou entrevista de emprego e dizia “Não vai fazer essa barba? Isso não cai bem e as pessoas notam a aparência limpa”. Sim, barba, mesmo que cuidada, antes era vista como algo sujo.

A verdade é que antigamente, barba era um símbolo de rebeldia. Só os bad boys usavam e isso os identificava como os famigerados “maus elementos”. A moda vem e vai e, assim como ela, barba também. Agora, é sinal de charme, beleza e masculinidade.

barba1

De bebê à homão

Isso a gente não pode negar. Pelos no rosto podem mudar completamente o estilo e a impressão de idade que temos da mesma pessoa. Um mesmo homem com barba e sem pode parecer duas pessoas completamente diferentes e, muitas vezes, nem ele mesmo se reconhece. Quantas vezes não vemos nas mídias sociais as pessoas tirarem a barba e logo em seguida postarem uma foto dizendo mal se reconhecerem? É normal. A barba vai além da estética, é uma questão de estilo. Mas vale ressaltar que carinha de bebê ou de homem mais maduro não são necessariamente uma melhor que a outra. É tudo uma questão de gosto. Dá uma olhada só nesses exemplos de mudança apenas por tirar a barba.

comsem1

comsem2

comsem3

comsem4

comsem5

Cuidados com a barba

Como tudo em nosso corpo, a barba também precisa de cuidados. É uma questão não apenas de estética, mas também de higiene. Limpeza, corte… é sempre bom manter em dia a manutenção da barba para que ela continue sendo algo atraente. Afinal, sendo ela algo tão chamativo no rosto masculino, é uma das primeiras coisas que as pessoas veem e causadora de primeiras impressões (e às vezes, como já dizia o ditado, são as que ficam).

cuidadogif1

Limpar, pentear, modelar, usar produtos… tantas são as opções para manter a barba limpa e estilosa que não tem erro. Uma das dicas que todo profissional sempre dá, aliás, é não deixar o bigode chegar à boca. Por questões de higiene até, vale ressaltar, o bigode deve sempre ser aparado para não ficar entrando na boca e acumulando resíduos de comida.

cuidados2

Fazer a barba é fundamental. A periodicidade depende de cada pessoa. Para algumas, ela cresce bem rapidamente, para outras não. Cabe a cada um ver de quanto em quanto tempo essa manutenção deve ser feita. Na dúvida, é bom frequentar os chamados Barber Shops, que têm sido um sucesso em tempos de barba em alta.

A onda dos Barber Shops

A grande sensação do mundo das barbas!

barbearshop4

Os chamados Barber Shops também cortam cabelo e funcionam como salões de beleza masculinos. O diferencial é a especialização no cuidado com a barba dos rapazes. Cada vez mais presentes nas ruas, os ambientes são bem variados, temáticos e voltados para o público masculino que busca um ambiente bacana e confortável onde possa cuidar de seus pelos e ainda aproveitar para se distrair.

Televisões, chopps, videogames e até alimentação são oferecidos nos diversos tipos de Barber Shops por aí. Confesso pra vocês que eu, mesmo não tendo barba suficiente para ser frequentador, passando em frente a alguns, achei tão legal que fiz questão de ir cortar meu cabelo e conferir melhor como funcionam. O atendimento é realmente impecável e tudo bem voltado mesmo ao público masculino, sem perder o tom vaidoso do homem moderno que sabe se cuidar. Eu adorei a vibe dos dois que fui conhecer.

barbearshop1

Vale a pena a experiência para os que ainda não têm um cuidado periódico com os pelos. Para os que apenas estão curiosos, vale muito também. Vai além da barba. O ambiente em si e a vibe de homens que se cuidam são bem legais de conferir.

Para quem não consegue deixar crescer…

Este tópico muito me representa. Assim como eu, muitos homens não conseguem deixar a barba crescer. É uma questão genética muitas vezes. Nem todo mundo tem pelos uniformemente no rosto. Eu já tive dificuldades em aceitar este fato, mas hoje não ligo. Até gosto da minha barba falhada, assim como gosto quando fico sem barba alguma. Então estou satisfeito com ou sem minha barba.

Porém, aos que continuam inconformados e querem sim uma barba uniforme no rosto, não tem problema. Existem diversos tratamentos, clínicos e estéticos, que podem ajudar nesta jornada. Porém, evitem buscar ideias e indicações no google. É sempre bom ter o acompanhamento de um profissional da área que possa entender os motivos da sua barba não crescer e combater para obter os resultados desejados. Um dermatologista certamente pode ajudar.

Com ou sem barba, o que importa, como sempre, é se sentir bem. A beleza é extremamente relativa e ninguém fica mais ou menos bonito por usar barba. Como eu disse antes, vai além de beleza. É mais uma questão de estilo. Então, barbudos ou de rosto liso, vamos viver o fim de semana que já está batendo à nossa porta. Até a próxima!

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s