Olho Grego – Da simbologia à moda | @Raphaelcs

Olho-Grego-1

“O olho está simbolicamente ligado ao Sol, que é a força que afasta o mal”

 

“Olho” em si já tem uma simbologia muito forte em diversas crenças. Temos o Olho de Hórus, o Terceiro Olho, O Olhar de Deus… e por aí vai. Sua ligação com o sol nada mais é do que a associação ao grande olho iluminado que está acima de nós e tudo vê. Ou seja, o sol.

O Olho Grego, que na verdade não é tão grego assim, teve origem na mitologia turca e foi ganhando enorme simbologia em todo o mundo. Por isso é conhecido também como Olho Turco.Olho-grego-2

Em seu significado mais místico, o Olho Grego tem como objetivo trazer boa sorte a quem o utiliza. Além disso, é também um grande aliado na luta contra a negatividade. Ele absorve as más energias para si e protege o usuário de olho grande, inveja, mau-olhado e afins.

A cor azul, que representa harmonia e tranquilidade, é predominante neste símbolo (apesar de existir em várias outras cores). Sua função é neutralizar toda a negatividade. Para os turcos e gregos, o azul é fundamental nesta simbologia por representar “a cor do olho humano” (Não vou mentir, estou um pouco preocupado, pois o meu é castanho rs).

Reza a lenda que o talismã do Olho Grego precisa ser de vidro. Assim, quando sobrecarregado de energias negativas ele se parte. A ideia é que ele absorva estas energias e não o usuário do olho, protegendo-o. Bom, antes o pingente se rompendo do que nós, não é mesmo? Rs

A lenda

A lenda que envolve o Olho Grego tem origem realmente turca. A história é que havia uma rocha enorme em meio a um rio e nem mesmo os homens mais fortes conseguiam movê-la. A solução foi chamar um homem, conhecido no local por seu “olho gordo” e sua inveja. Ao chegar na rocha, bastou um olhar do famigerado homem e a pedra se partiu em duas. Este homem (Nazar) deu então origem a esta lenda que ganhou versões em todo o mundo. Hoje, o olho grego, ou Nazar Boncuğu, em turco, ganhou grande espaço na vida das pessoas e no mundo da moda não seria diferente.

 

E no nosso dia a dia…

Roupas, acessórios, chaveiros… diversos objetos possuem o Olho Grego estampados. Alguns deles têm, inclusive, o foco neles. O grande objetivo é fazer de um símbolo um ícone de positividade e estilo para que as pessoas que o usam tenham proteção em forma de tendência. Assim, você está seguro e na moda ao mesmo tempo.

Olgo-Grego-8

Um look que possui Olho Grego em sua composição é o auge do estilo e esbanja mistério e boas energias, o que acaba se tornando algo muito atraente. Acessórios são os grandes campeões de utilização do olho e não param de surgir novas combinações com ele todos os dias.

Eu confesso pra vocês que sou um fã do Olho Grego. Gosto demais dos acessórios com ele. Sim, sou um pouco supersticioso, o que ajuda nesse quesito. Mas acho de uma beleza ímpar. Geralmente eles vêm em um tom de azul tão vivo, tão bonito, que é impossível não chamar atenção. Gosto mesmo!

Então diz aí, galera, o que vocês vão fazer? Eu vou usar um Olho Grego pra me defender! =D

Olho-Grego-7

Um fim de semana cheio de boas energias pra todos nós!

3 comentários

  1. É verdade.Meu pai comprou para meu irmão e ele parte em dois e gruda na pele.Mas sai.E o real é o que leva prata em volta.Este quebra.Apesar que eu comprei um chaveiro com este olho e passei para minha corrente ,quebrou também.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s